Instituto Pensar - EUA aproveitou do neonazismo na Ucrânia para ameaçar Rússia

EUA aproveitou do neonazismo na Ucrânia para ameaçar Rússia

por: Igor Tarcízio 


O batalhão de Azov, apoiado pela OTAN e pelas lideranças da UE e dos EUA (Imagem: Reprodução/Twitter)

A Rússia iniciou, na madrugada desta quinta-feira (24), uma invasão da Ucrânia, com ataques aéreos em todo o país, incluindo na capital Kiev, e a entrada de forças terrestres ao norte, leste e sul, segundo os guardas de fronteira ucranianos, que registraram suas primeiras vítimas. O conflito, que tem suas raízes não cicatrizadas desde o período pós-Guerra Mundial, eclode em meio a interferências dos EUA que endossaram grupos extremistas no pais do leste europeu.

De acordo com uma reportagem recente do Yahoo! News, desde 2015, a CIA (Agência Central de Inteligência, em português) treina secretamente forças na Ucrânia para servir como "líderes insurgentes?, nas palavras de um ex-oficial de inteligência, caso a Rússia acabe invadindo o país. Funcionários atuais estão alegando que o treinamento é puramente para coleta de inteligência, mas os ex-funcionários que falou com o Yahoo! disse que o programa envolvia treinamento em armas de fogo, camuflagem, entre outras práticas paramilitares.

Leia também: Bernie Sanders: posição dos EUA sobre a crise na Ucrânia é hipócrita

Com o cenário estabelecido, há uma boa chance de que a agência de inteligência dos Estados Unidos esteja treinando nazistas, literalmente, como parte desse esforço. O ano em que o programa começou, 2015, também foi o mesmo ano em que o Congresso estadunidense aprovou uma lei de gastos que incluía centenas de milhões de dólares em apoio econômico e militar à Ucrânia, que foi expressamente modificado para permitir que esse apoio fluísse para milícias neonazista no país, como o Batalhão de Azov.

De acordo com a BBC na época, o texto do projeto de lei aprovado em meados daquele ano continha uma emenda explicitamente barrando "armas, treinamento e outras assistências? a Azov, mas o comitê da Câmara encarregado pelo projeto foi pressionado meses depois pelo Pentágono para remover a linguagem, dizendo que era falsa e redundante.

Fortalecimento do batalhão de Azov

Apesar da sua histórica relação com o nazismo ? um ex-comandante disse uma vez que a "missão histórica? da Ucrânia é "liderar as raças brancas do mundo em uma cruzada final por sua sobrevivência? em "uma cruzada contra os untermenschen [subhumano] liderados pelos semitas? ?, o batalhão de Azov foi incorporado à Guarda Nacional do país em 2014, devido à sua eficácia no combate aos separatistas russos. Armas norte-americanas fluíram para a milícia, oficiais militares da OTAN e dos EUA foram fotografados se reunindo com eles, e membros da milícia falaram sobre seu trabalho com treinadores dos EUA e a falta de triagem de antecedentes para eliminar os supremacistas brancos.

Diante de tudo isso, não seria surpreendente que os neonazistas de Azov tenham sido treinados no programa clandestino de insurgência da CIA. E já estamos vendo os primeiros sinais de bumerangue da história se repetir.

"Vários indivíduos de grupos de extrema direita nos Estados Unidos e na Europa buscaram ativamente relacionamentos com representantes da extrema direita na Ucrânia, especificamente o Guarda Nacional e sua milícia associada, o Regimento Azov?, afirma um relatório de 2020, do Centro de Combate ao Terrorismo da Academia Militar dos EUA de West Point. "Indivíduos baseados nos EUA falaram ou escreveram sobre como o treinamento disponível na Ucrânia pode ajudá-los em suas atividades paramilitares.?

Uma declaração do FBI de 2018 afirmou que Azov "acredita ter participado de treinamento e radicalização de organizações de supremacia branca sediadas nos Estados Unidos?, incluindo membros do movimento supremacista branco Rise Above, processado por ataques planejados a contra manifestantes em eventos de extrema direita, incluindo o comício "Unite the Right? de Charlottesville. Embora o atirador do massacre da mesquita de Christchurch não tenha saído da Ucrânia, ele se inspirou no movimento de extrema direita ucrâniano ao usar o símbolo de membros de Azov durante o ataque.

Criando as ameaças que diz combater

Desde que assumiu o cargo, Joe Biden lançou uma incipiente "guerra ao terror? doméstica com base no combate ao terrorismo de extrema direita, embora a estratégia vise discretamente atingir manifestantes e ativistas de esquerda também, algo está sendo feito. No entanto, ao mesmo tempo, os três últimos governos, incluindo o de Biden, têm fornecido treinamento, armas e equipamentos para o movimento de extrema direita que está inspirando e até treinando esses mesmos supremacistas brancos.

É válido recordar que a "desculpa? que os EUA tem dado por prestar assistência aos nazistas ucranianos é para que eles possam servir como uma fortificação contra a Rússia, que os ianques comparam, como sempre, ao regime de Adolph Hitler e sua expansão pela Europa na década de 1930. E um dos motivos para o reacendimento do conflito foram, em grande parte, pela expansão da aliança militar da OTAN até suas fronteiras e as implicações de segurança que a acompanham.

Em suma, para frear o que os EUA classificam como o próximo Hitler e a Alemanha nazista, Washington tem apoiado milícias neonazistas na Ucrânia, que por sua vez estão se comunicando e treinando supremacistas brancos nos EUA, ao mesmo passo que afirma está alimentando uma burocracia repressiva ameaçadora para combater. É o que alguns chamam de "enxugando gelo? ? as forças de segurança nacional dos EUA estão criando as mesmas ameaças que dizem combater. Em vez de acalmar as tensões simplesmente concordando com as antigas exigências russas de estabelecer um limite rígido para a expansão da OTAN para o leste, Washington aparentemente decidiu que o domínio militar planetário ilimitado é tão importante que vale deitar na cama com fascistas reais.

Com informações da revista Jacobin.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: